Olá, sou a Mena, Educadora de Infância de formação mas Mãe a tempo inteiro por amor e vocação, de duas meninas, uma de 3 anos (fará agora em março) e uma Mini que só conta ainda metade dum mês! A decisão de ficar em casa surgiu na altura em que percebi que a idade avançava e continuava a adiar o meu maior sonho – Ser mãe! E porque não há “alturas certas” para nada, muito menos para a maternidade.. assim começou esta história.

O papá cá de casa passa alguns dias por mês fora, e entre pagar uma Creche e ter alguém que me ajudasse em casa… bem, juntei o útil ao agradável e fiquei eu mesma, com essas responsabilidades! Se funciona? Para nós sim, somos felizes assim… Se funciona para toda a gente? Claro que não…
Muita gente questiona esta decisão! Uns porque nunca o fariam, outros porque adoravam fazê-lo!
É simples… grande parte das pessoas acham que estar em casa é “não trabalhar”, no entanto, e esta pandemia veio provar isso mesmo, em casa há sempre alguma coisa para fazer! Cozinhamos muito mais, a roupa nasce no cesto, se estamos mais tempo em casa, logo tudo se suja mais (e depois ha pessoas tipo eu, que não lidam bem com lixo, pó, vidros com manchas…), mas mais importante… duas crianças pequeninas, cada uma com necessidades diferentes e constantes!
“Ah… mas tu és Educadora, isso para ti é fácil…”.

Mas não, eu sou Educadora (uma vez educadora, educadora para sempre), mas aqui, sou Mãe! E esta é a Profissão que escolhi para mim, para agora, enquanto for feliz (e sou, tão feliz, todos os dias)! O para sempre é tão grande que é impossível escolhê-lo! Se é desafiante? A cada hora que passa.. juntamente com um projeto que nasceu a par desta escolha! Um projeto dedicado a crianças claro, onde deixo muito tempo, amor, e claro… dedicação! A nossa Maria Chapéu! Mais um bebé que vou conciliando com tudo o resto e que me ocupa o tempo que me permito! Que me dá imenso prazer, que vai crescendo devagarinho e sempre com ideias novas☺️
A maternidade não são só dias cor de rosa, cheios de arco íris e unicórnios (o novo amigo da mais velha), tem dias onde o desafio maior é respirar fundo e fazer de conta que está tudo bem! O sentimento de que a nossa decisão será a longo prazo, o melhor para as nossas filhas! A sensação de estarmos a fazer aquilo que para nós é o mais acertado!
É um dia a dia… um após o outro! Que começam sempre com um sorriso, mas que acabam sempre por ser uma surpresa… ser felizes é o lema daqui de casa! Retirar o bom e o melhor de cada obstáculo! E seguir sempre em frente…
Beijinhos,
Mena Valério https://www.facebook.com/MChapeu/